“Assim como anda a igreja, anda a nação”

Não sei se foi exatamente assim que um certo pregador falou, mas o sentido era esse da frase acima (a Cibele está ai pra provar). Ele falava que se fosse feito uma CPI nas igrejas certamente o escandalo seria do mesmo tamanho do que temos visto na política. Porque funciona como um reflexo, igreja e nação. Além do sentido espiritual/profético de ligação igreja-nação, existe o sentido prático da coisa, afinal somos tantos evangélicos no Brasil e porque a coisa ainda não mudou? Porque ainda não temos sido o reflexo de Cristo e alterado a situação a nossa volta? Ontem enquanto conversa com o Luna e a Deh, comentavamos sobre um movimento que tem crescido hoje em dia, em que a igreja (que somos nós, ok? vc é igreja! eu tb!) não cabe mais dentro de quatro paredes e resolve extrapolar esses limites, reunindo-se em pequenos grupos na casa de amigos, em praças, praia, etc. Não tenho muita informação sobre o movimento da ‘igreja emergente’, mas começo a pensar que talvez esse seja o grande avivamento que esperamos: quando a santidade sair da esfera religiosa e aparecer no nosso cotidiano, ações e relacionamentos. Enfim, acho que você entendeu. hauahaua Quanto mais falo, mais complico. Mas o ponto que eu quero chegar é outro: a instituição igreja. Eu comentava com eles sobre a perseguição que virá nos ultimos dias contra os cristãos, e o Luna comentou algo que me deixou de cabelo em pé: se esse movimento de igrejas emergentes realmente tomar corpo, serão as instituições que perseguiram esses cristãos avivados e não o ‘anti-cristo’. Medo! Esse não é um post de revolta contra a instituição igreja, afinal eu faço parte de uma e não tenho ideia de sair dela (nem sei como funcionaria se estivesse fora de uma), mas chamo a atenção pra reflexão do que temos sido, eu e você, igreja de Cristo, da nossa posição no reino e no mundo. Enfim! A ideia tá aqui na minha cabeça, mas não toh conseguindo expressar direito. Só sei que dependo dEle pra não ser confundido nessas últimas horas.

Sobre Elianderson Nicácio

Meu nome é Elianderson Nicácio. Tenho 25 anos e a mais de seis anos trabalho como designer, tendo experiências tantos como webdesigner (desenvolvimento de sites) quanto como designer gráfico (material impresso), trabalhando com empresas em Alagoas e na Bahia. Sou estudante de Publicidade e Propaganda e atualmente integro a equipe de criação da SX Brasil Comunicação Digital.

Uma resposta para ““Assim como anda a igreja, anda a nação”

  1. Olá amigo.
    Achei interessante essa sua preocupação com o novo avivamento.
    Mas a verdade é que o tal “avivamento” é somente o que devia ser desde o ínicio.
    A igreja é o conjunto dos “chamados para fora” da instituição e a instituição foi sempre a principal perseguidora de Cristo e seus discipulos(confira no NT).
    Que você possa compreender e viver isso, pois eu já comecei a sentir o peso da realidade…
    Graça e paz.

Deixe um comentário

“Mais cedo ou mais tarde você irá perceber, assim como eu percebi, que há uma diferença entre conhecer o caminho e andar por ele.” Morpheus (Matrix)

Calendário

outubro 2007
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
