O que um homem tem que fazer

Encontrando significado nos cinco estágios da vida
Por Crawford Loritss

O texto é maior que o comum em blogs, mas cara, se você é homem, esse texto é pra você. Não deixe de ler. Trouxe muito esclarecimento pra mim e gerou algumas decisões que estão norteando os próximos passos da minha vida.

“Deixe-me contar um momento definitivo em minha vida. Eu tinha uns 15 anos. A casa dos meus pais tinha um apartamento no segundo andar que precisava de pintura. Meu pai queria que eu o ajudasse a pintar, mas, como a maioria dos adolescentes, eu queria sair com meus amigos. Eu sabia que eu sempre podia convencer minha mãe a me defender. Minha mãe começou a falar pra ele, “Ele precisa sair com os amigos.” Meu pai se virou pra mim, e sem levantar a voz disse, “Garoto, você vai ser o esposo de alguém algum dia e o pai de alguém, e quando você sair daqui não vai se sentir mal. Agora trate de subir lá e pinte até eu dizer pare.”

Eu não entendi na hora, mas ele estava me despertando para crescer e dar um passo para a próxima fase da vida do homem.

Todos os homens precisam ser despertados ou então não vão progredir para a próxima fase da vida. O líder da Cruzada Estudantil Dennis Rainey diz que há cinco fases na vida de um homem, mas a maioria dos homens nessa cultura nunca passam da fase dois.

Infância é a fase um. É caracterizada pelo controle. Nossos pais nos fazem fazer nossa tarefa de casa antes de brincar. Temos que ir pra cama na hora certa. Os professores da escola nos fazem ficar em filas. A infância é uma existência controlada porque nós precisamos disso para proteção.
Toda criança nasce com duas categorias amplas de necessidades: cuidado e disciplina. Cuidado inclui carinho, toque e admiração. Mas paradoxalmente, toda criança precisa de doses diárias de disciplina. Crianças – especialmente meninos – que crescem com todo o cuidado necessário mas nenhuma responsabilidade acabam por ter tendências violentas e auto-destrutivas. Eles precisam saber onde estão as cercas, e precisam internalizar a palavra mais positiva na lingua portuguesa: não.

A segunda fase da vida de um homem é a adolescência, que é caracterizada por conflito. Isto é, todo rapaz adolescente quer os privilégios do homem adulto, mas não as responsabilidades. Eles são guiados pelo impulso e pela emoção. Eu acredito que a maioria dos homens desse país [Estados Unidos] vivam em algum lugar nas sombras da adolescência e estão apenas se passando por homens adultos.
Eu conheço adultos que dizem, “Eu não tenho que dizer à minha esposa para onde estou indo; posso fazer o que eu quiser. Posso ficar fora de casa a noite inteira se estiver a fim.” Isso é adolescência, não vida adulta.

A terceira fase da vida de um homem é chamada vida adulta, e é caracterizada por duas palavras: obrigação e responsabilidade. Um homem responde ao que é certo, não necessariamente ao que ele está a fim de fazer. Um homem vive de decisão e ação, não simplesmente por impulso e desejo.

Antes de papai morrer, nós costumávamos viajar a Roanoke na Virginia para visita-lo. Ele contava estórias para os netos, e eles o ouviam. Ele falava da alegria de prover para sua família. Pense sobre isso: não, ele não se sentia alegre todo dia que ia pro trabalho. Todavia, ele provia para nós porque ele tinha obrigações e responsabilidades. Isso o alegrava.

A menos que um homem na fase adolescente seja despertado e receba um rito de passagem de um outro homem, é difícil para ele chegar à fase da vida adulta. Meu pai me despertou quando me disse que eu pintaria o apartamento aquele dia.

Em 1 Coríntios 13.11 Paulo escreveu: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino”. Note a decisão que ele tomou – não tem nada a ver com sentimentos. Ele diz “Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.” Eu desafio homens a checar a meninice em suas vidas.

Homens agem da maneira como querem se tornar e se tornam a maneira como agem. Então vida adulta é uma decisão, mas também é uma ação. Homens têm que fazer uma escolha e se comprometer em ação a passar para a próxima fase.

A quarta fase de se tornar um homem é tornar-se um mentor. Um mentor é alguém que, motivado pela bondade de Deus em sua própria vida, estende a mão para compartilhar essa bondade com outros a seu redor. Mentores são aqueles que despertam meninos de sua adolescência para a maioridade. Mentores estão em escassez em nossa cultura. Essa é a razão porque há tão poucos patriarcas, que é o quinto, e mais alto, nível de masculinidade.

Um patriarca é um homem que, percebendo que tem mais anos atrás de si do que adiante, precisa preparar uma geração para um tempo que ele não pode ver e um lugar que ele não pode ir.
Essa é a idéia abraçada por Abraão, Isaque e Jacó em seus leitos de morte – preparando a próxima geração e concedendo a benção. E a imagem de Moisés chamando Josué, dizendo, “Josué, preciso de você aqui.” E Davi, chamando, “Salomão, Salomão, ouça a mim.” E a carta de Paulo a Timóteo onde ele prega seu próprio elogio, agarrando Timóteo e dizendo, “Não dê pra trás, cara. A hora da minha partida chegou, mas você tem que continuar.”

Eu imagino meu pai, morrendo de problemas cardíacos, dizendo, “Ei, garoto, tome conta de sua mãe e cuide daquelas garotas.” E eu entendo que hoje, meus próprios filhos estão observando: Como eu me relaciono com as tias deles? Como eu tomei conta de seus avós? Nós precisamos de patriarcas, mas nós não os teremos até que comecemos a despertar homens de suas adolescências prolongadas.

Quando você der ao mundo um patriarca, você dá ao mundo um presente. Ele sabe onde ficam as cercas, ele pode mapear um caminho para sí próprio e para outros e ele pode permanecer de pé sozinho se for preciso. Contudo, mais importante, ele é um homem que será tudo o que Deus quer que ele seja. Precisamos de mais homens assim.”

“Obrigado pelo texto, Jeff! Denovo você me trazendo palavras de consolo ao coração. “

Sobre Elianderson Nicácio

Meu nome é Elianderson Nicácio. Tenho 25 anos e a mais de seis anos trabalho como designer, tendo experiências tantos como webdesigner (desenvolvimento de sites) quanto como designer gráfico (material impresso), trabalhando com empresas em Alagoas e na Bahia. Sou estudante de Publicidade e Propaganda e atualmente integro a equipe de criação da SX Brasil Comunicação Digital.

4 Respostas para “O que um homem tem que fazer

  1. Obrigadao pelo comentario! abraco!

  2. E parabens pelo site! gostei muito!

  3. thiagoc

    eae camarada…

    cara vi seus comentarios lah no sabadoanoite, mas naum sabia quem era vc… kkkkk

    nao aparecia seu link. aparecia sua foto e tudo, mas nao tnha link nenhum. dae por acaso, hoje no site d adriano eu vi a tua fotinho lah com o link hehhehhe

    nem imaginava que era “seu nicacio” hahaha

    acompanho seu blog já alguns dias.
    conheci pelo orkut na comunidade da blogosfera se nao me engano.

    um abração

    vo te linka lah

  4. Muito interessante isso aqui.

    Em especial, as fases.

    Achei vc na comunidade Blogsfera Cristã.

    Foi um prazer conhecer seu espaço.

    Abraço.

Deixe um comentário

“Mais cedo ou mais tarde você irá perceber, assim como eu percebi, que há uma diferença entre conhecer o caminho e andar por ele.” Morpheus (Matrix)

Calendário

outubro 2007
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
