Vergonha alheia no UOL

Pastor usa nome de Jesus para fazer ‘merchan’ de consórcio na TV

por Ricardo Feltrin ( colunista do UOL)

Se existe uma “vítima” da chamada Teologia da Prosperidade ela é a própria palavra escrita na Bíblia. Essa teoria (ou prática teológica) tem se disseminado de forma surpreendente, e é defendida por evangélicos que crêem –grosso modo– que Deus tem algum tipo de dívida para com o ser humano, ou que tem uma espécie de acordo (com ares de obrigação) de dar-lhe riqueza e felicidade caso a pessoa realmente tenha fé e o queira. A contrapartida geralmente é o fiel desembolsar alguma riqueza própria (dinheiro) em troca da riqueza maior futura.

O pastor evangélico Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento, leva a teoria às últimas consequências em site e em programa na Rede TV. Enquanto garante que Deus atenderá a todos os pedidos de “fiéis”, “perseverantes” ou “valentes”, ele aproveita e vende cursos de teologia, DVDs, CDs de músicas e camisetas. Até aí, ok, nada demais. Mas ele também usa o nome de Jesus em merchandisings.

Segundos após realizar uma oração inflamada (que inclui palavras de língua desconhecida), pastor Feliciano ressurge como garoto-propaganda no mesmo cenário para vender um consórcio de casa própria, o GMF Consórcios.

“Você realiza, então, em nome de Jesus, o sonho da casa própria”, diz o pastor.

Bíblia, hermenêutica e edição

Os pastores e bispos adeptos da teologia ou teoria da prosperidade fazem uso da hermenêutica na leitura da Bíblia para garantir que o que estão fazendo não viola as regras de Deus ou de Jesus. Trata-se de uma espécie de “edição” de conteúdo: cada um usa a Bíblia da forma que lhe interessa.

Senão vejamos: a orientação divina para que os humanos não se percam em desejos materiais em detrimento ao amor por Deus está citada duas vezes, de forma muito semelhante, em dois diferentes Evangelhos.

Em Lucas, 16:13, lê-se: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”

Da mesma forma, em Mateus 6:24, está: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Por outro lado há outro trecho em Lucas , 11:9, que diz que ao pedir algo a Deus, o fiel simplesmente receberá o que deseja (de acordo com o merecimento e fé, pressupõem-se). Mas sem precisar fazer um carnê de desafio com uma igreja. Sem intermediários.

“Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.” No caso do pastor do “merchan”, a porta começa com um consórcio para a casa própria.

—–

É impressão minha ou o Feltrin sabe mais de bíblia do que muita gente?

Anúncios

Sobre Elianderson Nicácio

Meu nome é Elianderson Nicácio. Tenho 25 anos e a mais de seis anos trabalho como designer, tendo experiências tantos como webdesigner (desenvolvimento de sites) quanto como designer gráfico (material impresso), trabalhando com empresas em Alagoas e na Bahia. Sou estudante de Publicidade e Propaganda e atualmente integro a equipe de criação da SX Brasil Comunicação Digital.

6 Respostas para “Vergonha alheia no UOL

  1. Pois é, fiquei pensando sobre o comentário do tal Feltrin. Se colocarem essa coluna em um informativo de igreja passa tranqüilo como estudo bíblico, hehehe.

  2. nubia0012

    Pois esse Marco Feliciano esteve por aqui semana passada. Não fui. Os que foram disseram ter visto um espetáculo, um show mesmo. Mas nenhuma pregação da Palavra de Deus da forma viva e eficaz que ela é. Essas distorções me preocupam…

  3. Caros senhores, a paz!
    Ontem a UOL, através da coluna oooops! publicou um artigo acusando o Pr. Marco Feliciano de fazer merchandising com o Nome de Jesus.
    Segue link da matéria : http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2008/10/29/ult2548u625.jhtm
    Imediatamente solicitamos ao colunista o direito de elucidação da notícia, mas não tivemos resposta. De forma que publicamos a resposta em nosso site http://www.marcofeliciano.com.br, segue link da resposta http://www.marcofeliciano.com.br/site2007/materia.asp?MA_ID_MOD=723&CAT_ID_MOD=3
    Solicitamos a gentileza de publicar esta notícia que fere e trata com ironia o corpo de Cristo.
    Um forte abraço
    Na paz que excede todo entendimento,

    Valéria Rodrigues
    Assessoria de Imprensa
    Ministério Tempo de Avivamento
    (11) 7874-6249 Nextel 84*77675

  4. Drika

    e quando os sábios calam…
    hehe…
    a gente vê a disseminação disso aêw!

  5. A vergonha que dá é de mim mesmo, Igreja.
    Sério, cansei de ser crente. Cada dia me dá mais nojo.

  6. pvictor

    E o pior é que no duelo de palavras Feltrin X Feliciano o “povo evangélico” acaba optando por ficar ao lado do “ungido de Deus”.

    Na boa! Essa parada de não tocar no “ungido” aplicada a pessoas como o Feliciano dá é raiva! Ô, falácia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

“Mais cedo ou mais tarde você irá perceber, assim como eu percebi, que há uma diferença entre conhecer o caminho e andar por ele.” Morpheus (Matrix)

Calendário

outubro 2008
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d blogueiros gostam disto: